Se você se sente completamente cansado e com muita preguiça em todos os inícios de semanas, saiba que esse problema pode ter solução.
A “lombeira” causada pelo descanso do final de semana é natural, e muitas pessoas a sentem nas segundas-feiras, mas essa falta de ânimo pode melhorar.
Confira 13 dias para resolver este problema e dar um adeus à preguiça:
1 – Exercite-se sempre, mesmo quando estiver cansado!
É comum ficar com preguiça e deixar de ir à academia nas segundas-feiras, mas isso não pode ser algo corriqueiro.
Pesquisa da Universidade da Georgia constatou que pessoas que faziam pelo menos 20 minutos de exercícios durante 3 vezes por semana se sentiam menos cansadas, após seis semanas, do que quem nada fazia.
A prática regular de atividade física aumenta a força e resistência, além de melhorar o sistema cardiovascular e enviar mais oxigênio e nutrientes para o corpo.
2 – Beber água
Beber água é algo importante a ser feito. O ideal é que se beba pelo menos 2 litros de água todos os dias. A sensação de cansaço é um dos efeitos da falta do líquido ao corpo.
3 – Consuma maior quantidade de ferro
Pessoas anêmicas normalmente se sentem mais fracas e cansadas, e isso se deve à baixa oxigenação nos músculos e células.
Para resolver isso é necessário consumir feijão, tofu, ovos, vegetais verdes, castanhas e beterraba. Alimentos ricos em vitamina C também são importantes.
4 – Não tente ser perfeccionista
É impossível ser perfeito, e quando se tenta isso, acabamos ficando desgastados. A professora pós-doutora em Psiquiatria, da Universidade de Nova York, Irene S. Levine, diz que o problema é estabelecer metas impossíveis que não deixarão as pessoas satisfeitas.
O ideal é estipular o tempo para realizar as tarefas.
5 – Acabe com o medo excessivo
A ansiedade ocasionado por medo é péssima, e é necessário abandonar isso. O alerta é capaz de fazer com que nos sintamos sempre cansados.
Caminhar, correr, meditar, praticar exercícios ou apenas dividir seus medos com um bom amigo, ou até com um psicólogo, pode ajudar a encarar a vida com maior realismo.
6 – Sempre tome café da manhã
A refeição mais importante do dia é o café da manhã, que tira o corpo de um grande jejum e coloca energia para começar a atividades diárias, acelerando o metabolismo e ganhando fôlego.
Grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis são as melhores opções. Aveia com leite ou salada de frutas, acompanhada com um copo de leite desnatado, podem ser ótimas opções.
Além disso uma porção de ovos mexidos com torrada integral e iogurtes desnatados são boas pedidas.
7 – Acabe com o vício em fast food
Consumir hambúrgueres e sanduíches com frequência, assim como pizza e muito refrigerante, pode prejudicar a saúde. O ideal seria não os ingerir, mas se der muita vontade, de vez em quando não há grandes prejuízos.
Esses alimentos fazem a glicemia aumentar, já que os carboidratos simples se torna açúcar, e os níveis altos deles podem nos deixar cansados. Sempre prefira alimentos integrais e reduza o consumo de açúcar.
8 – Saiba dizer “não”
Quem se prontifica a fazer tudo acaba se tornando muito cansado com o tempo. O certo é saber recusar algumas atividades, dizendo não algumas vezes.
Assim as pessoas não lhe cobrarão a todo momento para ajuda-las, e você poderá ter mais tempo para descansar.
9 – Organize a bagunça
Arrume sua mesa do escritório ou mesmo a escrivaninha do quarto. Além de dificultar na concentração, o local onde estuda ou trabalha ajuda a estimular a atenção, no caso de estar organizado, e cria determinação e vontade de usá-lo.
10 – Esqueça o trabalho quando estiver de férias
Evite checar e-mails nos finais de semana ou durante as férias. Esqueça o trabalho, e descanse a mente. O mesmo vale para quem se prepara para o vestibular.
11 – Evite beber vinho antes de dormir
O álcool é um depressor do sistema nervoso central, e tem efeito sedativo. Evite os ingerir. Isso vale também para o vinho, pois ele, assim como o álcool em geral, criam um efeito de sono no início, mas depois o corpo recebe uma grande descarga de adrenalina, e isso atrapalha no sono.
12 – Controle o uso do celular!
Use sua cama apenas como um local para dormir, e não uma extensão para seu trabalho, aula ou diversão.
Além de manter a mente ativa, a iluminação dos aparelhos afeta no funcionamento do corpo, desregulando a produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono.
13 – Reduza o consumo de café
Estudos recentes dizem que até três xícaras de café por dia são permitidas, mas mais que isso ocasionam problemas com o sono.
A cafeína bloqueia a adenosina, substância que faz o corpo dormir. Estudo recente mostrou que consumir café seis horas antes de dormir é o suficiente para criar dificuldade na hora de adormecer.
Fonte: Mega Curioso
0 comentários:
Postar um comentário