NOVA YORK — A Apple planeja transformar sua próxima geração do iPhone em uma carteira virtual móvel por meio de parceria com os principais redes de pagamento, bancos e varejistas, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto. Companhias como Visa, MasterCard e American Express fariam parte do acordo, que deve ser revelado no próximo dia 9, quando o novo iPhone será lançado.
O iPhone 6 — o nome ainda não é oficial — vai facilitar transações e pagamentos com o celular por meio de chip da tecnologia Near-field Communication (NFC), que, embora esteja presente em vários smartphones concorrentes, ainda não havia sido adotado pela Apple. Aliada ao Touch ID, um escâner de impressões digitais já usado nos iPhones, a NFC permitirá que os usuários comprem produtos em lojas físicas tocando apenas um botão.
Enquanto empresas como Google têm investido em formas de permitir que telefones realizem pagamentos em lojas físicas, varejistas americanos têm sido lentos na adoção da tecnologia, o que acaba limitando sua utilização pelos consumidores, afirmou Ben Bajarin, analista da Creative Strategies, em San Jose, Califórnia. Isso pode mudar se a Apple entrar no mercado, disse o especialista, com a força do iPhone junto aos consumidores nos EUA.
— Gostando dela ou não, a Apple guia a maioria dos padrões nesse mercado — afirmou Bajarin. — Quando eles fazem alguma coisa, o restante da indústria os segue.
Trudy Muller, porta-voz da Apple, recusou-se a comentar a notícia, assim como representantes de MasterCard e American Express. A Visa ainda não se posicionou sobre o assunto.
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